quinta-feira, 14 de junho de 2012

Paris parte I


Paris parte I já era, as férias voam! Eu achei que Paris ia ser só uma etapa “em transito” da trip, mas essa cidade é realmente incrível. Apesar de eu não ser muito urbana, e não costumar gostar de grandes cidades, tenho que admitir que é uma delícia simplesmente andar por aqui, literalmente ser turista. A cidade é um museu a ceu aberto, arte para todo lado, Rodin exposto em plena praça pública, exposição de Degas a menos de 5 minutos,  uma infinidade de Van Goghs e Monets no mesmo pacote do Degas, e tropecei na Sorbonne ao procurar um supermercado aqui perto do hotel para comprar água. A dica do super blog de viagens Escapismo Genuíno , me recomendando o Quartier Latin, foi fundamental para a escolha de meu hotel, que apesar de simples, é um ótimo custo-benefício pela localização. Para quem gosta de caminhar, dá para fazer 90% dos principais atrativos a pé. O Hotel Du Mont Blanc fica bem no coração do Quartier Latin, e na mesma rua há inúmeros bares e restaurantes. 


Simplesmente sendo turista. Sorvete Bertillon à beira do Rio Sena.
Os meus 3 dias de Paris foram super intensos, mas não deram nem para fazer o básico dos atrativos, talvez pelo fato de eu ter optado por me perder caminhando por bairros super charmosos, como o próprio Quartier Latin, Saint Germain De Prés, e a maior descoberta de todas, o Marais, como pode ser tão fascinante?! 
Entre os "must do", já tenho inúmeros favoritos. O Museu D´Orsay é lindíssimo. Alem de tudo de lindo que há lá dentro, a construção em si é maravilhosa, uma antiga estação de trem que foi transformada em museu.

Ponte sobre o Sena.

Vale ainda um passeio por Montmartre, o bairro alto dos artistas de rua onde fica a Sacre-Coeur.
A região da Bastilha, onde fica o Pompidou, que aliás uauuuuuuu o Pompidou, imperdível!!! , também ferve.
Uma sugestão imperdível do Escapismo Genuíno, para quem gosta de ler, é a livraria Shakespeare & Co. Eu já tinha passado por várias livrarias aqui, mas esta é a única com quase a totalidade dos títulos em inglês, e uma seção de livros asiáticos, africanos e mesmo latino-americanos, que eu nunca vi em outro lugar. Subindo a escadaria, há uma sala improvisada com sessões de piano e sarau. Dei a sorte de estar por lá no início de uma apresentação, e foi demais! 

Exposição Degas no D´Orsay, com direto às Bailarinas.

 Adorei também fazer longas caminhadas ao longo do Rio Sena. Não consigo acreditar neste rio tão verdinho e caudaloso cortando esta metrópole. Só de lembrar que há 1 mês pedalei na ciclovia em Sampa que beira o Rio Pinheiros,  e lá a sujeira e cheiro são companhia constante. 
Como nem tudo são flores, há de se ter muita atenção com os pick pockets. No segundo dia, meu cartão de crédito simplesmente sumiu do bolso interno da minha jaqueta. Não vi nada, mistério total, fui procurar e  não estava mais lá.  


Museu D´Orsay, antiga estação de trem. Lindo.

Amanhã, dia 15, voarei para Dublin. A tal Ryan Air, que tem os vôos mais baratos, sai do aeroporto de Paris Beauvais. Ninguém sabia me informar como chegar lá. Acabei descobrindo que fica a 80 km de Paris, e que o melhor jeito de ir de Paris a Beauvais leva simplesmente 3 horas, metrô + ônibus, ou seja, o dia vai ser longo.
Livraria Shakespeare & Co.


O melhor Falafel de Paris. No Marais. Não resisti quando vi várias pessoas passando com um falafel   na mão. 
Pompidou. Incrível, apaixonante.

Por ali.

5 comentários:

  1. Que delícia Rê. Lendo suas impressões sobre Paris dá vontade de fazer um teletransporte São Paulo-Paris sem escala.rsrs Aproveite!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga,

    Eu tinha certeza que você ia amar Paris,a minha cidade querida. Dá para entender agora porque já fui 13 vezes para Paris?? Fico feliz que tenha gostado do Quartier Latin, é um bairro que pulsa. Você esteve no Deux Magots? O café era frequentado pelo Sartre e Simone de Beauvoir, fica em Saint German des Prés. Há tanto para se ver em Paris que qualquer escolha é maravilhosa. Quanto a Ryan Air eu voei de Paris para Roma com eles e ambos aeroportos ficavam bastante longe das capitais. Quando vc chegar no "aeroporto"vai ver que não passa de um grande terminal lotado de gente. O pior é o "estilo de voar" da Ryan Air. Dentro do avião vende-se tudo o que você possa imaginar, inclusive calçados, roupas que serão entregues via correrio, cartão telefônico, etc. Juro que é o primeiro Camelódromo Aéreo que conheci. É cômico! Mas vale pelo preço! Aproveite muito e nos conte tudo!!!
    Beijos,
    Audy
    http://audmara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Puxa Rê... que vontade de conhecer Paris! Tenho certeza que esta cidade é a minha cara, como vc mesma disse. Aproveita muuuito e manda notícias sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Flower em Paris.. quem diria heim!? Trocou a areia da praia pelo "museu a céu aberto".
    Aproveita muito Amiga.. Beijão com saudades já

    ResponderExcluir