sábado, 23 de junho de 2012


Irlanda – Bike Trip

Definitivamente essa viagem de bike foi a melhor pedida, acho que de nenhum outro modo eu teria conhecido tantos vilarejos, curtido tanto a paisagem, interagido com a cultura local! Os lugares que passamos foram incrivelmente lindos. A Irlanda é extremamente verde, pois chove muito aqui, e a vegetação, que também é Mata Atlântica!, cresce e floresce por todo lado. O roteiro foi pelo sudoeste da Irlanda. Cidades pequenas, às vezes tão pequenas, que não dava nem para chamar de vila. Mas todas com pousadinhas aconchegantes, restaurantes que servem comida maravilhosa e pubs com Guiness e música ao vivo! Quase todo bar tem musica ao vivo. A cultura irlandesa é super valorizada por aqui. Os cantores nos pubs geralmente são também “story tellers”, contadores de estória, e acaba virando um ambiente super interativo, demais! 

Cheguei por Dublin, e já peguei o primeiro ônibus para Cork City, o ponto de partida da viagem. Depois de 4 horas de viagem o ônibus nos deixou no meio de uma avenida que beira o Rio Leiff, sob chuva e vendaval. Quem tem boca vai a Roma, e ignorando a chuva, e perguntando muito, caminhei até um ponto de ônibus local, mais perguntas, sotaque difícil de entender e consegui descer na frente da pousada que eu tinha reservado, Garnish House. Delícia, chá quente e cookies de chegada, hospitalidade irlandesa. Logo de cara conheci um grupo de 10 Californianos que iam fazer uma rota parecida com a minha, e combinamos de pedalar juntos no dia seguinte. 

Deve ter sido algum anjo da guarda que colocou esse povo no meu caminho, porque no primeiro dia, ao receber o detalhamento do caminho, eu pensei de onde eu achei que ia conseguir pedalar 67 km em um dia por muitas subidas e descidas, e ainda ter que me entender com um mapa de caminhos sem nome de rua, entre outras dificuldades. E assim mais todos os outros dias... O pedal foi muito mais puxado do que eu imaginava. O companheirismo, tentar entender mapas juntos, dar força, dividir barrinhas, contar piada, se perder e se achar, tudo foi essencial para conseguir chegar no final. E no final acabou que acabei pedalando com eles todos os dias. Just loved it!

Final do primeiro dia de pedal.
 Este local é Gougana Barra, o primeiro Parque Nacional criado na Irlanda. Lugar maravilhoso. Para chegar até lá, foram muitas subidas e descidas por um cenário deslumbrante!

Os Californians que conheci logo no primeiro dia de pedal. Parceria.



Nada como uma Guiness para repor as energias, delícia!!



Igrejinha na beira do lago. Cenário de filme.


No segundo dia, pedalamos de Gougana Barra para Ahakista, foram 'só' 43 kms, mas no final teve uma subida fortíssima. Este dia chegamos na praia. E a cidade onde ficamos, era minúscula, mas teve o pub mais marcante até agora. Um cantor incrível, muitas Guiness, maior astral.

Para que lado eu vou???


Primeira vista do mar.



Cheers!

No terceiro dia pedalamos de Ahakista para Baltimore. Pedal tranquilo hoje, 36 km, mas meu joelho doeu da subidona de ontem, tive que subir na van uns trechos. Baltimore é linda, uma cidade na costa, demos uma super sorte com o tempo. O quarto dia foi day free, e fomos de barco para uma ilha, alem de caminhar até um farol (foi ótimo usar outros músculos!), e curtirmos o dia, que só escurece às 11 da noite!

Baltimore



Na ilha


Almoço na ilha. Ahhhhh férias, tudo de bom!!!
 

Baltimore.

No quinto dia, o pedal foi de Baltimore para Clonakilty. Puxado, 58 km. Pedalmos por estradinhas super calmas, bucólicas, até um lago lindo o Lake Ine, onde almoçamos. De lá, mais estradinhas tranquilias de deliciosas de pedalar até Clonakilty. No trajeto, ainda paramos em um sitio arqueológico de 3 mil anos.

From town to town.


Sítio arqueológico. Solstício de inverno.


Parece que o baterista do Jimi Hendrix tocou por aqui.

No sexto e último dia de pedal, fomos de Clonakilty para Kinsale. Foram 50 km de pedal bem tranquilo.  Kinsale é o balneário mais baladalado por aqui. Ruazinhas lindas e coloridas, muitos barcos, lojas, um restaurante delicious e um pub com um show inacreditável!

Streets.


Pub.


Showzinho intimista sensacional!

Um comentário:

  1. Cada dia essa viagem está mais incrível Rezinha! Que sorte!!! Continue aproveitando muito, por todas nós que estamos aqui trabalhando o dia inteiro... Logo chegará nossa vez! kkkkk.
    Vai mandando notícias ok? Bjs com muitas saudades!

    ResponderExcluir