sábado, 6 de junho de 2015

Petra, 21 a 22/maio de 2015

Petra! Na verdade o motivo principal que me deu vontade de ir para Jordânia foi Petra. Quando eu estive em Israel, muita gente ia para lá a partir de Eilat. Eu tentei, mas na época, que era 1995, me negaram o visto. E agora, com o destino da viagem sendo a Turquia, não resisti ao ver a Jordânia tão pertinho dali.

Bom, reservamos uma pousada na rua principal que tinha ótimos depoimentos no trip advisor, o Sharah Mountain Hotel. Chegamos no final do dia, e já saímos para uma caminhada e para eu matar minha vontade comer falafel, um prato que adoro desde que morei na Alemanha. 
A cidadezinha de Petra não tem nada, resume-se à uma rua. Mesmo assim é muito simpática e foi uma delícia comer falafel e tomar chá ouvindo o chamado da mesquita para a reza.


No dia seguinte saímos às 7.30 hrs para o sítio arqueológico de Petra. Por mais expectativas que eu tivesse, o lugar não me decepcionou, muito pelo contrário excedeu minhas expectativas em todos os sentidos. O lugar é gigante, a entrada é por um canyon estreito, altíssimo  e lindo, de aproximadamente uns 2 km que desemboca no “Treasury”, ou em português conhecido como Câmara do Tesouro.  Nome super apropriado para um dos monumentos mais lindos que já vi. Continuando a partir do Treasury, vem um cenário de deserto com montanhas altíssimas, todas esculpidas, cavadas, é muito impressionante e lindo!



Após caminhar quase 2 km por um canyon bem estreito e muito lindo, chega-se ao Treasury. Que visual!!!


Nós na frente do Treasury. Foi ótimo ir cedo, pois na volta, que é pelo mesmo caminho, vimos uma avalanche de pessoas .


Subindo as escadas íamos a cavernas, ou a mirantes com visuais maravilhosos! 



Após subir muitas escadas, cheguei em um lugar de onde eu não queria mais sair... muito lindo e sem ninguem!


As rochas tem cores maravilhosas em Petra! 



Mais uma do Treasury. Irresistível tirar fotos ali!  


Passando para adiante do Treasury, vinha a cidade de Petra antiga propriamente dita. Tudo imenso. E as fachadas escavadas do período helenístico são um show à parte!


Visuais ao longo da caminhada.  A região de Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C! Foi ocupada pela tribo dos Edomitas.


Petra siginifa "pedra" ou "rocha". Por volta do século IV a.C, Petra tornou-se importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco, Síria.



Em Petra, houve-se falar o tem todo nos Nabateus, que era uma tribo árabe. Eles se estabeleceram em Petra no ano 312 a. C., e fizeram de Petra sua capital.



Subi outra escadaria gigante para chegar neste platô com um visual de imensidão que inspirava muita paz.


Em 1985 Petra foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Em 2004 o governo jordaniano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma estrada que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.



Em julho de 2007 em Lisboa, Petra foi eleita como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Super merecido!



Os filmes Idiana Jones e a Última Cruzada,  o filme Transformers 2, o filme Mortal Kombat: a Aniquilação, e a novela da Globo Viver a Vida tiveram cenas filmadas em Petra.



Mama lá em baixo enquanto eu subia as escadarias.  


Para ter uma idéia da altura daquelas paredes de pedra! 



Camelos sempre por ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário