terça-feira, 31 de julho de 2012

 A Incrível Viagem de Schackleton - Alfred Lansing

Este é exatamente o estilo de livro que eu gosto: relato de uma viagem super radical. Mais radical impossível, ainda mais por ser verídica! O livro relata a literalmente incrível viagem de 22 homens, que em 1924, saem da Inglaterra para cruzar o continente antártico, passando pelo Pólo Sul, navegando por mares onde ninguem ainda tinha navegado. O navio encalha no gelo, e acaba sendo destruído. E aí vem a parte mais incrível e eletrizante do livro:  Por 6 meses, Schackleton e sua equipe sobrevivem sobre placas de gelo que se deslocam pelo mar congelado da Antártica, até que conseguem começar sua jornada em botes salva vida, pelo mar mais revolto do mundo, em busca de socorro. É simplesmente fantástico!



Baking Cakes In Kigali - Caile Parkin

Trata-se da estória de uma senhora em Ruanda, que tem um pequeno negócio em sua própria casa. Ela faz bolos sob encomenda. Cada pessoa que vem até ela encomendar um bolo, acaba contanto o seu momento atual de vida. As estórias de todos vão se entrelaçando, virando um delicioso romance sobre a vida, amor e bolos. E tudo fica ainda mais interessante por se passar em um país de cultura diferente e tão interessante. É daqueles livros que a gente não quer desgrudar.







O Valor dos Valores - Swami Dayananda Saraswati

Este não é o tipo de livro pelo qual eu teria me interessado espontaneamente. Mas o fato de eu estar praticando yoga, e me interessando cada vez mais pelo assunto, me levou a ele. O livro é uma delícia de ler. De forma leve e fácil, ele discorre por alguns capítulos do Vedanta, que são considerados como aqueles que conduzem ao conhecimento, pois a sua compreensão e a sua aplicação na vida diária são capazes de tranquilizar a mente para proporcionar um campo propício ao auto-conhecimento.





Chico Buarque - Para seguir minha Jornada

Mesmo para quem acha que conhece a trajetória de Chico Buarque que nem eu, este livo é maravilhoso de ler, de folhear, e de se ter em casa. Lendo o livro, fica mais fácil ainda ver porque o sucesso de Chico atravessou tantas épocas turbulentas, tantas fases diferentes da Música Popular Brasileira, e mesmo 46 anos após o sucesso de "A Banda", que o revelou, ainda soa novo e delicioso a cada nova música e cada novo show. Que Chico é de um talento genial, isso todo mundo sabe, mas o livro trás o "por trás dos bastidores" de como algumas músicas foram compostas, as cartas entre ele e os amigos que ficaram no Brasil quando ele morou na Italia, e fotos, muitas fotos deliciosas de ver. Vale cada linha. 







Liberdade - Jonathan Franzen

O livro começou meio estranho, muito focado em problemas de uma familia norte-americana, que no início me pareceu até bem chato de ler. Mas subitamente torna-se um romance envolvente que volta ao passado para começar da estória de vida de 3 adolescentes, sendo uma, a estrela do time de basquete da universidade, outro é um cantor de rock, e o outro é um amigo extremamente preocupado com o meio-ambiente e cheio de valores morais. A vida destes três personagens e das pessoas aos seus entornos é um trama que poderia ter acontecido em qualquer lugar, com qualquer pessoa, pois é fácil se identificar com eles. O autor me surpreendeu e me prendeu até a última linha do livro, e me deixou curiosa por como pode ter continuado a vida de seus personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário