segunda-feira, 14 de julho de 2014

Berlin - 19 a 25/junho/2014

Como Berlin mudou! Estive aqui por alguns dias, talvez um final de semana prolongado em 1994. 
O Muro de Berlin havia sido derrubado há 4 anos, e Berlin era uma cidade vibrante,  multicultural, e abrigava muita pobreza, muita gente vindo do leste, dormindo na rua. O cenário na frente da “Hauptbahnhof”, estação principal de trem da cidade era desolador, chegando a dar medo de passar por ali.

Agora está tudo tão diferente! A cidade, muito limpa, sem o menor sinal de pobreza, nem de gente morando na rua, nem de perigo. O cenário em volta da estação de trem é tranqüilo, limpo, parece outra cidade.


Bom, antes de chegarmos havíamos reservado um apartamento por 5 noites no bairro Berlin Mitte, que foi nos recomendado como o mais legal dali, e realmente não desapontou! Nosso apartamento era a alguns metros da Potsdamer Platz de um lado, e de outro, uma rua com ótimos restaurantes charmosos, mercado, e dava para ir a pé a vários pontos turísticos.

Na nossa primeira manhã, fomos à Neue Galerie, dica de uma amiga. A exposição permanente deles é incrível! Conta a história da Alemanha através da arte, e no início de cada sessão, tem informação de várias coisas interessantes que aconteceram ao redor do mundo na mesma época. Super interessante, adorei e recomendo!


Ainda no primeiro dia, fomos conhecer o bairro de Kreuzberg, que é conhecido como o bairro dos turcos, povo que é um dos principais imigrantes na Alemanha, com seus deliciosos Kebabs, Falafels, queijo de cabra, entre outras delícias. O bairro é muito legal, muita gente na rua. No final do dia, fomos procurar o que sobrou do famoso Muro de Berlin, que também está bem diferente de quando eu o havia visto! Todo grafitado, um verdadeiro museu a céu aberto. Neste mesmo dia, ainda demos a sorte de achar um Biergarten (jardim da cerveja) onde estavam passando um jogo da Alemanha da Copa. Foi muito legal!


No domingo fizemos um day trip para Potsdam, uma cidadezinha vizinha de Berlin, onde há os castelos de verão dos Reis da Prussia. Eu havia lido maravilhas à respeito, mas confesso que não me impressionou muito. Os castelos são somente ok. Os jardins são lindos. Nesta foto, eu e a Isa dentro de uma estufa de plantação de figos.


Voltando de Potsdam, fomos ao Mauer Park, dica de minha amiga Lara. A idéia era ir no famoso Karaokê que acontece ali aos domingos, mas chegamos lá por volta das 8 da noite, que na verdade ainda era plena luz do dia no verão alemão, mas o Karaokê já tinha acabado. Mesmo assim foi muito legal, fizemos amizades, ouvimos muito som bom, incluindo uma Polska Band que arrasou!


Saímos do Mauer Park umas 11 da noite, mortas de fome, e perdidas tentando encontrar a estação de metrô mais próxima. Nesta busca, encontramos antes um delicioso Restaurante Vietnamita, onde tomei uma sopinha de aquecer a alma, e matei um pouco das saudades que tenho do lindo Vietnam.


No dia seguinte tínhamos agendado um Bike Day Trip com a excelente Fat Tire Bike Tours. Foi uma delícia! Ótimas bikes, um guia australianos gente fina e descoladíssimo, vários lugares interessantes, almoço delicioso em um Biergarten. Como é bom pedalar por uma cidade cheia de ciclovias como Berlin! Adorei e recomendo! Esta foto é no imenso jardim que há na frente do Parlamento, o famoso Reichstag.


No dia de outro jogo da Copa (agora nem me lembro se era jogo do Brasil ou da Alemanha, pois sempre tentávamos assistir os 2 países), fomos ao Tiergarten. Mas a multidão era tamanha, e o empenho gigante, que conferimos, mas nos mandamos para um lugar mais sossegado, acabamos indo assistir em nosso restaurante indiano favorito, saboreando um jantar delicioso.


Na nossa última noite, fomos curtir um programa cultural na Filarmônica de Berlin. O lugar é lindo!!! Arquitetura e acústica maravilhosas. Assistimos à uma apresentação da orquestra da Romênia (Nationales Jugendorchester Rumänien), parte de um programa da Young Euro Classic, que estava se apresentando lá.


Trabis! Trabi é o apelido carinhoso do Trabant. Este carro me lembrou a época que morei em Dresden, na Alemanha Oriental em 1995. Estes eram os únicos carros que haviam por lá naquela época.


Saindo de Berlin de trem rumo à Heidelberg (5 horas de viagem), o trem fez uma parada em Kassel, a cidade onde morei em 1994, e de onde tenho as melhores memórias! Levei até um susto, pois nem imaginei que passaria tão perto dali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário