terça-feira, 4 de agosto de 2015

Istambul, de 24 a 28/maio de 2015

A expectativa era grande, afinal Istambul é um destino para onde eu sempre pensei em ir. Chegamos lá cedo, e eu já havia reservado um hotel no bairro de Sultanahmet, que é o bairro histórico. Que sorte que demos com nosso hotel, fantástico! Sokullu Pasa Hotel. E a primeira coisa que percebi na Turquia, assim como em todos os países da Asia onde estive, o serviço prestado ao turista é sensacional. A segunda coisa, é que o povo é amável, simpático, prestativo, e faz questão de ajudar turistas perdidas. E a terceira coisa, é que o país é um destino delicioso de se viajar.

De nosso hotel, era possível fazer quase tudo à pé. E lá fomos nós:

A partir de nosso hotel, a Blue Mosque era o primeiro destino turístico. E ela é de fato impressionante! Linda por fora e por dentro. e esta foto fui eu quem tirei! Como fomos em um domingo, tivemos que encarar uma pequena fila para entrar. Não se paga nada. E deve-se cobrir os ombros e as pernas para entrar na bela mesquita.



A Blue Mosque é a única mesquita onde as mulheres podem entrar. E mesmo assim as áreas de orações são separadas.


Há muitas vitrines de doces em Istambul. Todos lindos, apetitosos e deliciosos!  


Ainda no primeiro dia, fomos à Ayasofya, ou Basílica de Santa Sofia. Que lugar lindo por dentro, cheio de detalhes. Alugamos um daqueles "audio guides" e percorremos o lugar todo, sem pressa. Tinha muita gente para todo lado, mas nada que estragasse o passeio. Esta imponente construção é da Época Bizantina, foi construída nos anos 500 para ser a catedral de Constantinopla.


Este cruzeiro no Estreito de Bósforo foi emocionante! Afinal o Bósforo liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. A paisagem ao longo do estreito é linda!



Mama e a bandeira da Turquia. Lá aprendi que o emblema da bandeira, a lua e a estrela brancas são basicamente os símbolos do Islã, religião predominante da região.



Ao fim do passeio de barco, subimos um morrinho de teleférico e de lá tivemos esta vista do estreito.


Eu não sou nada de carne de cordeiro, mas na Turquia não tem jeito, é o prato principal, e na maioria dos cardápios responde por uns 90% das opções do cardápio. E de todos os que provei, este cordeiro no purê de berinjela do Palácio Topkapi foi o melhor, excelente!


O Palácio de Topkapi foi construído em 1453 e foi residência dos sultões por três séculos.Tanto o tamanho do palácio quanto a decoração de seu interior são impressionantes, muito ricos e lindíssimos.



Desde que cheguei na Jordânia, e em seguida na Turquia me impressionei com o chamado das mesquitas para as orações. E me impressionei mais ainda ao saber que era um homem em um local que chamava, e todas as outras mesquitas reproduziam o som.

** Um lugar que adorei mas não tenho fotos, foi a Cisterna da Basílica.É uma construção impressionante, fica próximo à Basílica de Santa Sofia. Vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário